Universitários não têm hábito de ler

Levantamento mostra que 15% estudantes do ensino superior do Rio e de São Paulo nunca leram um livro. Leitura de jornais também não está na pauta desses jovens

Este é um retrato do Brasil, sem cultura, sem informação…. estamos formando cada vez mais pessoas despreparadas, incultas, desinformadas. É essa a grande massa de manobra ideal para qualquer aproveitador, seja político ou qualquer espécie de “lider”.

Transcrevo abaixo a informação da Câmara Brasileira do Livro:

“O Brasil é um país que lê pouco e mal. Em média, o brasileiro lê 1,8 livro por ano, segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Os modestos números ganham contornos piores se comparados aos dos vizinhos Uruguai e Argentina, onde as pessoas lêem quatro livros por ano. Quando confrontados à média européia, os dados são irrisórios. Na terra de Shakespeare e Cervantes, a média é superior a 20 títulos anuais.”

Proliferam-se “Paulos Coelhos” e livros de auto ajuda…

A grande maioria, sejam jovens ou não, não gostam nem mesmo de enfrentar um simples debate de ídeias, tenho costatado este fenômeno, algum tempo criei uma comunidade no Orkut sobre teologia, inseri alguns tópicos, coloquei provocações tudo para animar o debate, completo fracasso, de 17 menbros apenas 1 se manifestava …. acabou que desde 14/06 não há nenhuma postagem…., falta de interesse? não sei…

Penso que a grande maioria dos brasileiros não gosta de atividades intelectuais, seja ler, debater, ou apresentar uma opinião propria formada, aliás é muito mais fácil apresentar ídeias pré-concebidas de outros….

Transcrevo abaixo uma parte de um texto do Ricardo Gondim, respondendo a um interlocutor com relação à incompreensão de seus escritos:

Acredito que o problema também pode decorrer do fato que pessoas como você, tenham mais ouvidos do que olhos. Muita gente é depreparada para a leitura. Realmente o meio evangélico é muito ouvidos e pouco exercitado em ler. Então, qualquer pessoa que nunca lê livro algum, que não foi adestrada na disciplina do texto, com certeza se perderá. Aconselho que você compre algum bom livro e faça um projeto de lê-lo de capa a capa. Depois de conseguir ler uns três ou quatro livros num período, digamos, de um mês, volte a ler meu site. Tenho certeza que então você me entenderá melhor.”

Soli Deo Gloria.